NOSSA HISTÓRIA
Cirurgia de Mason
A Equipe CVE foi fundada em 1994 pelo Dr. Marcus E. V. M. Martins da Costa
A primeira cirurgia para tratamento de obesidade foi realizada pela equipe em 1995, pela técnica de Maison (gastroplastia vertical com bandagem), que é uma cirurgia apenas restritiva (diminuição do tamanho do estômago). Em 1996 foram operados mais 5 casos pela técnica de Mason.
Cirurgia de Fobi-Capella
A técnica de gastroplastia redutora a Fobi-Capella, bypass gástrico, foi adotada a partir de 1997, obtendo-se melhores resultados pós-operatórios e menor taxa de reganho de peso. Trata-se de uma cirurgia mista, que combina os dois mecanismos da cirurgia de obesidade, associando a restrição (restringe a capacidade do estômago) com a disabsorção (desvio intestinal que leva à uma leve má absorção).
Cirurgia de Sleeve
Após treinamento da equipe em outras cirurgias laparoscópicas (colecistectomia, apendicectomia, fundoplicatura gástrica, tratamento de hérnia inguinal), em 1999 foi realizada a primeira cirurgia de gastroplastia redutora à Fobi-Capella por videolaparoscopia, observando-se uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e com retorno mais rápido às atividades diárias. Em 2007, o primeiro paciente foi submetido à uma nova técnica, a cirurgia de Sleeve (gastroplastia vertical em luva), onde a perda de peso ocorre pelo mecanismo de “comer menos” associado à diminuição do apetite por fatores hormonais.