Cirurgia CVE

CÂNCER DE CÓLON

O que é Câncer de Cólon?

Câncer do cólon ou colorretal é o câncer que acomete o intestino grosso (cólon) ou o reto (extremidade do cólon).
O tumor pode levar até 15 anos para se desenvolver e se manifestar e, se a doença for diagnosticada precocemente, o índice de sucesso no tratamento é muito alto.
Segundo dados dos INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa de novos casos foi de 30.140, sendo 14.180 homens e 15.960 mulheres (2012) e o número de mortes: 13.344; sendo 6.452 homens e 6.892 mulheres (2010).

Como surgem?

Quase todo câncer do cólon começa em glândulas no revestimento do cólon e do reto.
Não há uma causa única para o câncer do cólon. Quase todos os cânceres de cólon começam como pólipos não cancerosos (benignos) que se tornam lentamente malignos.
Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença:
– Idade acima de 50 anos
– História familiar de câncer colorretal
– História pessoal da doença (já ter tido câncer de mama, ovário, útero)
– Obesidade
– Sedentarismo
– Síndromes genéticas (polipose adenomatosa familiar – PAF ou síndrome de Lynch, também conhecida como câncer colorretal hereditário sem polipose – HNPCC)
– Doença inflamatória intestinal (doença de Crohn ou colite ulcerativa)
O que você come pode influenciar no risco de câncer do cólon. O câncer do cólon pode estar associado a uma dieta com muita gordura, pouca fibra e carne vermelha. No entanto, alguns estudos descobriram que o risco não diminui se você passa a ter uma dieta com muita fibra, então o vínculo ainda não é claro.
Fumar e beber álcool são outros fatores de risco de câncer colorretal.

Exames

Com a triagem apropriada, o câncer do cólon pode ser detectado antes dos sintomas se desenvolverem, quando ainda é curável.
Seu médico realizará um exame físico. O toque retal, muitas vezes consegue perceber um câncer de reto.
A pesquisa de sangue oculto nas fezes pode detectar quantidades pequenas de sangue, sendo um exame alternativo. No entanto, esse teste frequentemente é negativo em pacientes com câncer do cólon. Por esta razão, deve ser feito junto com uma retossigmoidoscopia ou colonoscopia. Também é importante observar que um exame de sangue oculto nas fezes positivo não necessariamente significa que você tem câncer.
Alguns exames radiológicos com contraste (enema opaco, tomografia computadorizada), podem levantar suspeitas acerca do tumor.
Apenas a colonoscopia pode ver todo o cólon, sendo é o melhor exame de identificação do câncer de cólon. O exame, além de localizar o pólipo ou tumor, pode retirá-lo, no mesmo momento, para biópsia.

Se for confirmado que você tem câncer colorretal, mais testes serão realizados para ver se o câncer se disseminou. Isso é chamado estadiamento. Tomografia computadorizada ou ressonância magnética do abdome, área pélvica, tórax ou cérebro podem ser usadas para estadiar o câncer.
Os estágios de câncer do cólon são:

• Estágio 0: Câncer muito precoce na camada mais interna do intestino
  • Estágio I: Câncer nas camadas internas do cólon
  • Estágio II: Câncer que se disseminou através da parede muscular do cólon
  • Estágio III: Câncer que se disseminou para os nódulos linfáticos
  • Estágio IV: Câncer que se disseminou para outros órgãos

Exames de sangue para detectar marcadores tumorais, incluindo antígeno carcinoembrionário (CEA) e CA 19-9, podem ajudar seu médico a acompanhá-lo durante e após o tratamento.

Sintomas de Câncer de cólon  Vários casos de câncer do cólon não têm sintomas.
Os sintomas mais comuns são:

• Sangramento intestinal
  • Alteração do hábito intestinal: constipação ou diarréia
  • Cólicas e dor abdominal
  • Anemia crônica de origem indeterminada
  • Diminuição do calibre das fezes
  • Fezes escurecidas, tipo “borra de café”
  • Perda de peso sem nenhuma razão conhecida

Essas alterações podem ser sinais de alerta, não que seja necessariamente câncer, mas há algo errado, poendo indicar doenças comuns, como síndrome do cólon irritável.

Tratamento de Câncer de cólon

O tratamento depende principalmente do estágio do câncer (tamanho, localização e extensão do tumor).
Quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas.
Em geral, os tratamentos podem incluir:

• Cirurgia para remover células cancerígenas
  • Quimioterapia
  • Radioterapia

A cirurgia é o tratamento inicial, retirando a parte do intestino afetada e os nódulos linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema imunológico) próximos à região.
A complexidade da cirurgia varia de acordo com a localização do tumor. A colostomia (parte do intestino exteriorizada na parede do abdome, por onde são escoados fezes e gases para uma bolsa coletora) pode ser provisória, caso seja possível preservar ou restaurar o esfíncter anal (músculo que controla a abertura e o fechamento do ânus), ou então permanente, dependendo da gravidade.

Expectativas  O câncer do cólon é, em muitos casos, uma doença tratável se for detectada no início.  O seu estado depende de vários fatores, inclusive o estágio do câncer. Em geral, quando tratado em um estágio precoce, muitos pacientes sobrevivem no mínimo 5 anos após seus diagnósticos. (Isso é chamado de taxa de sobrevivência de 5 anos.)  Se o câncer do cólon não voltar (retornar) em 5 anos, ele é considerado curado. Cânceres no estágio I, II e III são considerados potencialmente curáveis. Na maioria dos casos, o câncer no estágio IV não é curável, embora existam exceções.

Prevenção  A taxa de mortalidade por câncer do cólon caiu nos últimos 15 anos. Isso pode ser devido à maior consciência e à triagem por colonoscopia.  O indicado é que a pessoa, a partir dos 50 anos, se submeta aos exames de rotina. Se não houver nada de suspeito, o paciente passa por novos exames, apenas depois de dez anos. Caso tenha histórico familiar da doença, o ideal é fazer as contas a partir da idade do parente. Por exemplo, caso ele tenha apresentado o câncer aos 40 anos, é necessário submeter-se ao exame com 35 anos (5 anos a menos). Além disso, o paciente que tem familiares com câncer de cólon ou de reto deve repetir o exame a cada três ou cinco anos, mesmo que os anteriores não tenham detectado nada de errado.  A triagem de câncer do cólon pode detectar pólipos antes de eles se tornarem cancerosos. A remoção desses pólipos pode prevenir o câncer do cólon.
É importante mudar sua dieta e seu estilo de vida. Alguma evidência sugere que dietas com pouca gordura (principalmente saturada), muita fibra e laticínios e atividade física regular podem reduzir seu risco de câncer do cólon.

Podemos ajudá-lo?